Como as empresas de hotelaria estão se comportando diante do COVID-19
Sobre o COVID-19, o novo coronavírus
Já é de conhecimento de todos a pandemia que o mundo está enfrentando. O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias, sendo pertencentes ao grupo de risco as crianças e pessoas acima de 60 anos.
Os sintomas é bem parecido com os de um resfriado, mas não o subestime. O coronavírus pode causar infecção do trato respiratório inferior, como a pneumonia.
Até 13h52 do dia 18 de março, o número de morte por coronavírus no mundo atingiu 8.217 mortes. É realmente preocupante e embora o número de casos e suspeitas no Brasil ainda não seja alarmante, é preciso se precaver.
As pessoas e as empresas já estão começando a mudar a rotina e se adequar a esse novo contexto em que o mundo se encontra, na qual já está afetando a economia.
Impacto econômico
Não se tem uma previsão da duração dessa crise, mas o impacto que o Covid-19 está causando já é evidente em vários setores da economia.
O Setor turismo corresponde seu faturamento em consideração as atividades de hospedagem, bares, restaurantes, transporte de passageiros, agências de viagens e cultura e lazer.
Ou seja, é muita gente envolvida com essas atividades turísticas, na qual corresponde a um número altíssimo de empregos formais que esse setor fomenta.
Dessa forma, é bem visível os prejuízos que essa pandemia pode causar no setor, na qual além da paralisação de atividades turísticas, os colaboradores são afetados em seus postos de trabalhos.
Medidas de empresas áreas e ligadas ao turismo
Com o cancelamento de shows, festas por conta do coronavírus como Lollapalooza, Jogos de Futebol entre outros eventos tão aguardados, as empresas aéreas e de hotelaria estão sendo bastante afetadas por cancelamento, suspensão ou alteração de voos e hospedagens e claro pela baixa procura agora que foi recomendado que evite sair de casa e se aglomerar.
Uma das medidas adotados por essas empresas está sendo o cancelamento gratuito ou modificação da reserva. Empresas de hotéis como Airnb, Booking e Trivago, também estão tomando medidas devido a pandemia. A Hotel Nações recebe turistas por meio do Booking, e segundo eles, a recomendação é que seus parceiros reembolsem qualquer pré-pagamento e abdique da taxa de cancelamento das reservas.
As companhias aéreas também estão fazendo ajustes para os clientes diante deste cenário em que o mundo se encontra. Empresas como a Gol, Latam, Azul entre outras já se posicionaram a respeito. Estão cortado a capacidade de voos internacionais, cancelando ou remarcando passagens sem cobrar taxas, além do reembolso.
É interessante que se você tem passagens compradas por alguma dessas companhias aéreas entre no site da Empresa e verifique certinho como funciona, pois cada empresa tem sua política.
Conclusão
Nesse momento de crise, é interesse se informar. Acesse o site do Ministério da Saúde para saber mais sobre o Coronavírus. A Hotel Nações, como uma empresa do setor de turismo, está tomando medidas diante esse cenário, como a limpeza e distribuição de álcool em gel. Dúvidas sobre reservas pode entrar em contato com a gente por meio da página de contato AQUI. Esperamos que esse artigo tenha sido útil, até breve!