Ministério do Turismo
Apesar de não uma definição precisa e bem delimitada, o Turismo é comumente entendido como o setor de atividade relacionado às viagens. Inserido no segmento de serviços, é uma área que dialoga com campos mais amplos, como hotelaria, gastronomia, lazer e negócios. Atualmente é tido como uma das apostas na nova dinâmica econômica mundial, já respondendo por 9% do PIB global.
No Brasil, a pasta responsável por formular as políticas para desenvolvimento do setor é o Ministério do Turismo (MTur). Suas atribuições incluem a promoção do turismo interno, o estímulo ao empreendedorismo, o provimento da infraestrutura turística nos destinos e o controle da qualidade na prestação de serviços. A premissa é que esta seja uma atividade econômica sustentável, contribuindo com a diminuição das desigualdades regionais e coma geração de empregos e divisas para o País.
Antes de sua criação, em janeiro de 2003, o MTur esteve atrelado à pasta de Esporte desde 1999. Entre 1992 e 1998 o setor integrava o Ministério da Indústria, Comércio e Turismo. Na opinião de Gilberto Back, professor de Turismo da Universidade Anhembi Morumbi, esta separação foi uma decisão acertada para o segmento ganhar força no desenvolvimento socioeconômico nacional.
Fonte: Revista Hotel News, edição do mês de abril de 2015.